E.E JON TEODORESCO

E.E JON TEODORESCO

A VISÃO DE VILANOVA ARTIGAS

Como vimos anteriormente a escola foi projetada por um arquiteto famoso chamado Vilanova Artigas, já vimos também o contexto histórico,  e agora vamos conversar um pouquinho sobre o espaço geográfico. Penso que só podemos entende algo de fato se conseguimos entender onde e quando ocorreu, ou seja, a relação do espaço e tempo.
O projeto feito por Artigas para  a escola teve um significado especial  pela sua forma moderna de ver o espaço escolar em relação ao conjunto de atividades que se desenvolve ao seu redor, assim a leitura do espaço pode ser divida macro e micro escala, ou seja o espaço ao redor e o interno.
A escola foi construída em um amplo terreno, perto da estação ferroviária, o projeto inicial não incluía muros o que dava o caráter de uma grande praça, no seu sentido mais pleno da palavra, que é o lugar de relações sociais. Além disso, no acesso principal foi  colocado o painel Anchieta de Francisco  Brennand.
O espaço interno foi pensado para adaptações climáticas para aquecer no inverno e resfriar no verão, concentra sob uma única laje de cobertura as salas de aula, pátio de recreio biblioteca, criando um espaço comum de convivência entre os ambientes valorizando o ensino, sua atividade principal.
Artigas  pensou ao projetar  o JON, em uma escola que pudesse interagir com a sociedade e que desse conforto a comunidade escolar,  tendo como objetivo principal as relações de ensino/aprendizagem. Acreditava que o ensino poderia adquirir espaços dignos.
Queridos  Jonis, não era fantástico a visão deste arquiteto? Em homenagem a ele vamos ilustrar  uma escola que  retrate a sua visão de espaço escolar.
Bjs
Valéria Marques